Pepsi

6 empresas de sucesso que mudaram de nome no início

Mudar o nome da empresa, mesmo no início, é uma estratégia muito difícil e corajosa para qualquer empreendedor ou empreendedora que passou horas, dias, meses ou anos pensando no nome da empresa. Mas sabia que grandes empresas também mudaram de nome?

Se você tem, já teve ou está abrindo uma empresa, sabe que o processo de naming (decidir o nome da empresa) pode ser a parte mais desafiadora.

Hoje trouxemos algumas grandes empresas que precisaram mudar de nome no início para se adaptar ao mercado. Se você estiver passando pela mesma situação, essa lista vai te confortar e mostrar que isso também aconteceu com grandes marcas.

Pepsi

A Pepsi deixou de ser a “Bebida do Brad” para ser a bebida de várias pessoas. Caleb David Bradham era um farmacêutico dono da “Bradham Drug Company” que criou a bebida como um remédio para combater e dispepsia, auxiliando no controle de ácido no estômago.

Em 1898, a bebida não estava sendo procurada como medicamento, mas como uma bebida saborosa, Caleb viu a oportunidade de negócio fora do mercado farmacêutico e mudou o nome da bebida para Pepsi-Cola.

Em 1902 a “Pepsi-Cola Company” foi aberta com foco total no comércio exclusivo da bebida, e em 1903 a “Bradham Drug Company” foi fechada.

A Pepsi já apareceu aqui no Blog quando citamos o redesign de 2008 no post “Redesigns polêmicos que não agradaram o público“.

Brad's Drink Logo
1893
Pepsi-Cola First Logo
1898

Nike

A Nike percebeu, já em 1971, que um nome extenso não pegaria. E os “Esportes da Fita Azul” se tornaram a Nike, em homenagem à Νίκη, a deusa da vitória. Segundo à mitologia grega, Νίκη dava força, foco, velocidade, disciplina e controle emocional para atletas e guerreiros, garantindo a vitória em competições e batalhas.

Outra curiosidade é que Νίκη, em grego, significa vencer, ganhar, ou qualquer outro sinônimo de vitória.

Blue Ribbon Sports First Logo
1964
Nike First Logo
1971

Subway

Assim como a Nike, o Subway também tinha um nome extenso e teve que mudar.

Pete's Super Submarines
1965
Pete's Subway
1968

Em 1965 surgiu o “Pete’s Super Submarine”, que em 1968 encurtou o nome para “Pete’s Subs”, e que em 1970 virou “Pete’s Subway”, e dois anos depois se tornou o Subway que conhecemos hoje.

Assim, os “Super Submarinos do Pete” se tornaram o “Metrô” em 1972.

Pete's Super Submarines Logo
1965
Subway primeiro logo
1972

Yahoo!

Em 1994, dois estudantes de Stanford exploravam as possibilidades da internet criando diretórios online e publicando informações que achavam relevantes compartilhar. Esse diretório foi crescendo e chamando a atenção quando ainda se chamava “O Guia de Jerry e David para a Rede Mundial de Computadores”, que aqui poderia ter sido “O Guia de Jerry e David para a Internet”.

Em menos de um ano o nome foi alterado várias vezes até chegar no que permanece até hoje.

  • Jerry’s Guide to the World Wide Web
  • Jerry and Dave’s Guide to the World Wide Web
  • Jerry and Dave’s WWW Interface
  • Yahoo – A Guide to WWW
  • Yahoo
  • Yahoo!

Em 1994, o nome foi mudado para “Yahoo”, disparando em popularidade e chegando a atingir mais de um milhão de acessos em um único dia.

Em 1995 o Yahoo! se tornou independente e deixou de ser apenas um diretório dentro da Universidade de Stanford para ter seu domínio próprio.

Jerry and Dave's guide to WWW
1994
Yahoo! First Logo 1995
1995

Google

O Google é um dos nomes mais falados no mundo. Lembro, na biblioteca da escola, quando substituíram a página inicial do navegador do único computador que eu tinha acesso e no lugar do “Cadê?” entrou um buscador novo que todos chamavam de “Gógli”.

Será que o Google teria o mesmo sucesso e popularidade se tivesse mantido o nome BackRub? Talvez a gente acostumasse com o nome se todos ficassem falando “joga no BackRub”, “dá um BackRub” ou “OK, BackRub!”.

Assim como o Yahoo!, o Google também era um diretório dentro da universidade de Stanford e se tornou independente em 1997 quando o domínio Google.com foi registrado.

BackRub First Logo
1995
Google First Logo
1997

Sony

Para encerrar os nomes extensos, a “Tokyo Tsushin Kogyo Corporation” também mudou o nome para “Sony” em 1946, quando começou a vender nos EUA. Além da dificuldade que os americanos tinham para pronunciar o nome da empresa, a fama dos produtos japoneses não era boa.

A mudança para Sony foi realizada para “americanizar” a marca, aumentando o nível de aceitação no mercado norte-americano.

Tokyo Tsushin Kogyo Co., LTD Logo
Tokyo Tsushin Kogyo Co., LTD.
Tokyo Tsushin Kogyo Co., LTD.
1946
Sony First Logo
1957

Se o post de ajudou de alguma forma, não deixe de seguir a @fariart no insta ou na sua rede favorita.

Web Designer que nasceu no mesmo ano que o HTML, mas que abandonou o desenvolvimento web para criar logotipos e música.
Posts escritos 32

Um comentário sobre “6 empresas de sucesso que mudaram de nome no início

Deixe um comentário

Posts Relacionados

ENTER para buscar / ESC para fechar

De Volta Para o Topo