A identidade visual é o conjunto de elementos que padronizam as peças gráficas sobre determinado assunto. Aqui vamos mostrar a importância da identidade visual na comunicação.
Hoje é praticamente impossível ter um projeto reconhecido pelo público sem ter uma identidade visual forte e memorável. São tantas empresas competindo pela atenção das pessoas que, ter um logotipo perfeito, é apenas um dos requisitos básicos para ser reconhecido pelo público nos dias atuais.
Identidade visual e logotipo são duas coisas diferentes que servem para propósitos diferentes. Se, para você, logotipo ainda é algo novo, você pode se informar no post: Você sabe a diferença entre logotipo e marca?.
O que é identidade visual?
Identidade visual é um conjunto de elementos que, juntos, contribuem para o reconhecimento visual de uma empresa, produto, projeto, pessoa, ideia e outros.
A identidade visual pode ser composta de dois ou mais elementos, como:
- Paleta de cores
Conjunto de cores que sejam associadas à marca pelo uso frequente de forma padrão. - Tipografia
Fontes que sejam a cara da marca e facilitem a leitura para o público-alvo. - Fotografia
Estilo de fotografia padrão que passe a mesma mensagem através de várias fotos diferentes. - Ilustração
Estilo de ilustração padronizado que assume o mesmo papel da fotografia na campanha. - Vetores
Formas geométricas que podem se alinhar à marca reforçando a presença de forma sutil. - Patterns
Podem ser vetores ou texturas que acompanham o logotipo de forma harmônica e elegante. - Efeitos
Efeitos visuais ou especiais que reforçam um tipo de comunicação. Pode ser iluminação, manipulação de imagem, explosões, luzes, leds, raios e outros. - Ícones
Emojis ou ícones personalizados de acordo com a comunicação necessária.
E o logotipo?
O logotipo faz parte da identidade visual, mas um projeto de identidade visual não se resume ao logo. Como assim?
O logotipo é, sem dúvida, a peça mais importante da empresa, porém, não faz parte da identidade visual. O logo deve sim estar acompanhando a identidade na comunicação, porém, a identidade visual deve funcionar bem independente da presença do logotipo.
Exemplos:
Sem a presença do logotipo, conseguimos saber a qual empresa pertence os anúncios abaixo:
Você, provavelmente, acertou a quem pertence os quatro anúncios acima sem ver o logotipo das empresas.
Nos exemplos acima, podemos observar o que cada empresa utilizou para compor a identidade visual.
- iPhone: Fotografia, tipografia e cores.
- Pepsi: Fotografia, patterns, ilustração e cores.
- Vivo: Fotografia, efeitos, ícones, tipografia e cores.
- Tim: Fotografia, patterns, efeitos, tipografia e cores.
Resumindo
Sem enrolação, para ficar claro:
Se o post de ajudou de alguma forma, não deixe de seguir a @fariart no insta ou na sua rede favorita.