Eu gosto de lembrar que as emoções que as cores passam às pessoas estão relacionadas à cultura local e experiências pessoais. Mas a psicologia das cores pode influenciar em boa parte das decisões de compra das pessoas.
Tudo é relativo, o momento que a pessoa receber a informação vai afetar na aceitação ou rejeição da mesma, entender as pessoas é uma missão que psicólogos sabem bem o quão difícil é. Para começar entender uma única pessoa são necessárias, em média, 30 sessões de psicoterapia.
No marketing, arriscamos cores que PROVAVELMENTE terão o efeito que esperamos nas pessoas, mas nunca é uma garantia. Abaixo mostraremos quais cores você pode usar no seu projeto para melhorar as chances de causar a impressão que você quer.
Ignorar a Psicologia das Cores é um dos “Principais erros que designers cometem ao criar um logotipo“. Apesar de existirem ocasiões onde ela não se aplica, conhecer e consultar a Psicologia das Cores é fundamental para qualquer designer.
A psicologia das cores
Os dados que temos hoje, são fruto de muito estudo e pesquisas que foram sendo aprimoradas durante os anos e, com certeza, continuarão sendo aprimoradas.
Usar a psicologia das cores não garante sucesso!
A Psicologia das Cores é uma teoria parcialmente comprovada. Como eu disse acima, cada pessoa recebe as informações de uma forma muito particular.
Então não pense que o público vai se apaixonar pela empresa do seu cliente só porque você usou azul no logo da empresa de tecnologia dele. A forma como as pessoas se comportam diante de uma marca depende de incontáveis fatores e, no geral, a forma como os donos da marca trabalham ela é mais determinante para o sucesso da marca do que um design impecável.
A psicologia das cores funciona com você?
Analise o seu próprio comportamento.
- Você costuma escolher produtos pela embalagem?
- Você usa a mesma cor de roupa para diferentes ocasiões?
- Você costuma escolher seus lugares favoritos com base no que?
- Qual sua cor favorita para carros, eletrônicos e eletrodomésticos?
- Nos ambientes que mais te agradam, qual é a cor que mais se destaca?
- No seu corredor favorito do mercado os produtos costumam ser de qual cor?
- Quando você ainda não conhece a empresa, quais fatores determinam se ela é confiável?
Cada pessoa vai responder as perguntas acima de forma pessoal. Sua cor favorita pode ser azul, mas você prefere carros amarelos porque em algum momento da sua infância você definiu isso inconscientemente. Você pode gostar de eletrônicos brancos porque as propagandas da Apple fazem os produtos claros parecerem melhores. Você pode preferir eletrodomésticos escuros porque alguma casa acolhedora que você frequentou tinha os eletrodomésticos escuros.
Os motivos que levam às suas escolhas são pessoais, mas as as suas respostas podem parecer com as de outras pessoas. Isso significa que você faz parte de um grupo de consumidores que já foi segmentado e incluído nas pesquisas envolvendo a psicologia das cores.
Exemplo:
Eu tenho costume de confiar em postos de gasolina com a iluminação amarela. Isso não é porque eu tenho alguma marca de preferência, e sim porque desde a infância o logo da Shell é sinônimo de qualidade para mim. Isso que, eu nunca abasteci em postos Shell. Então, se eu ver um posto com um detalhe amarelo entre postos azuis, verdes e vermelhos, eu escolherei o amarelo independente se for Ipiranga, Carrefour, BR ou Shell. É uma escolha que eu não sei explicar, simplesmente foi plantada em mim em algum momento da minha vida.
Não existe regra
Tudo é relativo, nem toda lanchonete precisa ser vermelha e amarela, assim como, nem todo café precisa ser verde e marrom.
Quer um exemplo?
A Psicologia das Cores diz que a cor roxa não funciona para fast-food, mas o Taco Bell desafiou as regras e se consolidou como marca.
Quer outro exemplo?
A questão cultural
A cultura de cada país afeta diretamente a forma como cada pessoa entende as cores. Quer um exemplo indiscutível? Copa do mundo!
Aqui, basta bater o olho em uma promoção nas cores verde e amarelo para sabermos que é uma promoção de copa. Mas como faz em outro país? Usa verde e amarelo também?
Aqui temos um banner do Mercado Livre na Argentina. Se não fosse os escritos “¡Estamos en semis!” e “Golaaazo”, nunca saberíamos que é uma promoção de copa.
Abaixo temos outro banner de copa que segue o mesmo padrão de cores do banner anterior:
Resumindo
A Psicologia das Cores é um assunto muito complexo e eu não tenho tanto conhecimento quanto eu gostaria para abordar esse tema. Pesquise o máximo que você puder e colha o máximo de informações possíveis para agregar seu conhecimento porque, quanto mais eu pesquiso sobre esse tema, mais eu percebo o quão pouco eu sei.
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