Devo mudar meu logotipo?

Como saber se meu logotipo precisa ser reformulado?

Andou tendo alguns problemas com a aplicação do seu logotipo e está se perguntando se seu logotipo precisa ser reformulado? Normal! Grandes empreendedores sabem quando a marca não está funcionando.

Steve Jobs, no segundo ano da Apple, tomou a decisão de mudar a marca da empresa e hoje todos conhecem a icônica maçã da Apple graças a isso. Desde a criação da maçã, a marca passou por vários redesigns sutis e responsáveis ao longo dos anos.

Grandes marcas como Starbucks, Pepsi, C&A, Riachuelo, Natura, Boticário, Airbnb, Tripadvisor, Uber, Netflix, Microsoft e até o Google passaram por redesigns buscando um novo posicionamento. Para conhecer algumas histórias de redesigns polêmicos, confira o post: “Redesigns polêmicos que não agradaram o público“.

Agora, sem enrolação. Veja se você se identifica com alguma das afirmações abaixo:

1 – Não gosto do meu logotipo

Como saber se meu logotipo precisa ser reformulado?
Foto: Nicola Barts

“Paguei pelo meu logo mas não gostei de nada, queria mudar a cor, letra, estilo e tudo.”

Alguns designers usam o argumento de que quem precisa gostar do seu logotipo é o seu cliente, e realmente é verdade. Mas o fato de você não estar confiante com o logotipo pode prejudicar seus negócios.

Aí entramos em um dilema: Quem precisa gostar do seu logotipo, você ou seus clientes?

Sim, o seu logotipo precisa agradar os seus clientes, mas antes dos seus clientes, você precisa estar confortável com a sua marca.

É como um código de vestimenta. Da mesma forma que não é recomendado ir em uma festa de gala sem um traje de gala, você não precisa usar uma roupa que não combina com você ou que te deixa desconfortável. Talvez seu público seja “pessoas que combinam com você”, e você não atingirá ele tentando ser outra pessoa.

Como resolver?

Se você acabou de comprar o logotipo, você pode informar aos designers que não era bem isso que você esperava, apontando claramente o que você não gostou e o que você gostou. Mas caso você já tenha o logo há um tempo e nunca tenha gostado, você precisará pagar por um novo serviço caso queira mudar o logotipo.

2 – Meu logotipo não parece profissional

Como saber se meu logotipo precisa ser reformulado?
Foto: cottonbro studio

“Eu gostava do meu logo antes, mas hoje acho que ele parece amador.”

Quando você abriu a empresa você achava seu logotipo lindo, mas hoje que está com uma visão mais profissional sobre tudo na sua área, está achando seu logo ultrapassado.

Admitir isso é amadurecer em vários sentidos. Empreendedores costumam empurrar com a barriga qualquer coisa que precisa ser refeita e não trará lucro imediato. Entender que uma mudança é necessária é o primeiro passo para evoluir.

3 – É confuso ler meu logotipo

Como saber se meu logotipo precisa ser reformulado?
Foto: Andrea Piacquadio

“Um colega comentou que leu o nome da minha empresa errado no meu logotipo e agora isso está me incomodando. Até eu comecei a ler errado agora.”

Se sua empresa tem mais de 100 anos e trabalhou a imagem durante todo o período de atuação, como a Johnson & Johnson, você consegue se manter com o mesmo logotipo.

Caso contrário, temos um problema sério. Seu cliente precisa bater o olho na sua marca e, rapidamente, conseguir ler o que está escrito sem nenhuma dificuldade.

Se alguém te avisou que sua marca está com problema de leitura, você não precisa ficar com raiva, achar que é inveja ou que estão procurando defeito no seu logo, essa é uma oportunidade para você avaliar como corrigir esse problema e para agradecer quem te avisou, porque “quem avisa, amigo é”.

4 – Estou achando que falta algo

Como saber se meu logotipo precisa ser reformulado?
Foto: Andrea Piacquadio

“Eu gosto do meu logo, mas quando vejo as artes dos meus concorrentes me sinto inferior.”

Quando seus concorrentes te deixam para trás com uma simples postagem no instagram, é hora de repensar sua presença digital.

Quando se trata de concorrência, precisamos sim acompanhar as tendências e comparar nossas performances para saber o que devemos melhorar e onde precisamos mudar.

5 – Falta de leitura

Como saber se meu logotipo precisa ser reformulado?
Foto: Pavel Danilyuk

“Não dá pra enxergar meu logo na imagem de perfil, dependendo do tamanho eu não consigo ler o que está escrito.”

Essa situação é muito comum, mas é raro quando os donos da empresa percebem a falta de leitura.

Geralmente, os proprietários das empresas não têm uma visão crítica a respeito do próprio logotipo, principalmente pessoas que estão no mesmo ramo executando a mesma atividade por décadas. Isso nunca será um problema para eles porque a empresa vai continuar operando de uma forma ou outra mesmo que a imagem continue ruim.

“Em algumas cores de fundo meu logotipo fica estranho.”

Os principais motivos pela frequente falta de leitura da sua marca podem ser:

  1. Não ter uma identidade visual.
  2. Não ter o manual de uso da marca ou não usá-lo.
  3. Manual de uso com falhas de aplicação.
  4. Não contratar designers profissionais para criarem suas artes.

6 – Nunca tenho o que me pedem

Como saber se meu logotipo precisa ser reformulado?
Foto: Liza Summer

“Só tenho meu logo em JPG, as gráficas me pedem o logo em formatos que eu não conheço.”

Esse é, sem dúvida, o caso mais comum dos últimos 20 anos.

A situação é a seguinte: O cliente compra o logotipo e a empresa responsável pelo serviço entrega os arquivos apenas em JPG e “PNG sem fundo”. Só que um dia o cliente precisa criar uma arte que será impressa e na hora de enviar o logo pro designer ou profissional da gráfica, eles pedem o logotipo vetorizado. E aí, como manda isso?

O certo é entrar em contato com quem criou o logotipo e solicitar o arquivo vetorial do seu logotipo. Os formatos vetoriais mais comuns são:

  • arquivo.ai (illustrator)
  • arquivo.pdf (hoje é comum a gráfica solicitar o logotipo em PDF)
  • arquivo.eps (arquivo vetorial universal para qualquer software vetorial)
  • arquivo.svg (arquivo vetorial para web)

Caso eles não tenham este arquivo, você precisará de um profissional para vetorizar seu logotipo manualmente sem alterar os detalhes e espaçamentos do logotipo.

Pior do que eles não terem o arquivo vetor, seria te enviarem os arquivos no formato vetorial, porém com uma imagem não vetorial dentro do arquivo. Por exemplo: um arquivo com formato .pdf, mas com uma imagem .jpg dentro. E caso isso ocorra, você também precisará de alguém para vetorizar seu logotipo, apenas demorará mais tempo para descobrir.

Antes de contratar o profissional para vetorizar seu logotipo, considere a possibilidade de reformular o logotipo e recomeçar com o pé direito de forma profissional com designers profissionais.

“Estou fechando uma parceria comercial e me solicitaram as diretrizes ou manual de uso da marca, como eu explico que não tenho isso sem parecer uma empresa amadora?”

Outra situação comum que ocorre quando a empresa começa a atingir um novo patamar, é perceber que a marca não está pronta para acompanhar o crescimento da empresa. Nesse caso é necessário reformular a marca, ou verificar a possibilidade criar os materiais necessários para preparar a empresa para um mercado nacional ou global mantendo a mesma marca.

O processo é demorado e vai exigir a contratação de profissionais caros, mas vai te economizar muito estresse no futuro.

Qual é a sua conclusão?

Acho que dá pra continuar com meu logotipo

Ótimo, se você não tem mais dúvidas a respeito do seu logotipo, está na hora de contratar um time especialista em marketing para fazer o seu branding e preparar sua marca para o mundo.

Acho que meu logotipo precisa ser reformulado

Sem problemas, existem milhares de profissionais que podem te ajudar. Você pode contratar um designer em quem você confie ou pode contratar a gente em fariart.com.br/contato.


Se o post foi útil, não esquece de seguir a @fariart no insta ou na sua rede social favorita.

Web Designer que nasceu no mesmo ano que o HTML, mas que abandonou o desenvolvimento web para criar logotipos e música.
Posts escritos 32

Deixe um comentário

Posts Relacionados

ENTER para buscar / ESC para fechar

De Volta Para o Topo