Andou tendo alguns problemas com a aplicação do seu logotipo e está se perguntando se seu logotipo precisa ser reformulado? Normal! Grandes empreendedores sabem quando a marca não está funcionando.
Steve Jobs, no segundo ano da Apple, tomou a decisão de mudar a marca da empresa e hoje todos conhecem a icônica maçã da Apple graças a isso. Desde a criação da maçã, a marca passou por vários redesigns sutis e responsáveis ao longo dos anos.
Grandes marcas como Starbucks, Pepsi, C&A, Riachuelo, Natura, Boticário, Airbnb, Tripadvisor, Uber, Netflix, Microsoft e até o Google passaram por redesigns buscando um novo posicionamento. Para conhecer algumas histórias de redesigns polêmicos, confira o post: “Redesigns polêmicos que não agradaram o público“.
Agora, sem enrolação. Veja se você se identifica com alguma das afirmações abaixo:
1 – Não gosto do meu logotipo
Alguns designers usam o argumento de que quem precisa gostar do seu logotipo é o seu cliente, e realmente é verdade. Mas o fato de você não estar confiante com o logotipo pode prejudicar seus negócios.
Aí entramos em um dilema: Quem precisa gostar do seu logotipo, você ou seus clientes?
Sim, o seu logotipo precisa agradar os seus clientes, mas antes dos seus clientes, você precisa estar confortável com a sua marca.
É como um código de vestimenta. Da mesma forma que não é recomendado ir em uma festa de gala sem um traje de gala, você não precisa usar uma roupa que não combina com você ou que te deixa desconfortável. Talvez seu público seja “pessoas que combinam com você”, e você não atingirá ele tentando ser outra pessoa.
Como resolver?
Se você acabou de comprar o logotipo, você pode informar aos designers que não era bem isso que você esperava, apontando claramente o que você não gostou e o que você gostou. Mas caso você já tenha o logo há um tempo e nunca tenha gostado, você precisará pagar por um novo serviço caso queira mudar o logotipo.
2 – Meu logotipo não parece profissional
Quando você abriu a empresa você achava seu logotipo lindo, mas hoje que está com uma visão mais profissional sobre tudo na sua área, está achando seu logo ultrapassado.
Admitir isso é amadurecer em vários sentidos. Empreendedores costumam empurrar com a barriga qualquer coisa que precisa ser refeita e não trará lucro imediato. Entender que uma mudança é necessária é o primeiro passo para evoluir.
3 – É confuso ler meu logotipo
Se sua empresa tem mais de 100 anos e trabalhou a imagem durante todo o período de atuação, como a Johnson & Johnson, você consegue se manter com o mesmo logotipo.
Caso contrário, temos um problema sério. Seu cliente precisa bater o olho na sua marca e, rapidamente, conseguir ler o que está escrito sem nenhuma dificuldade.
Se alguém te avisou que sua marca está com problema de leitura, você não precisa ficar com raiva, achar que é inveja ou que estão procurando defeito no seu logo, essa é uma oportunidade para você avaliar como corrigir esse problema e para agradecer quem te avisou, porque “quem avisa, amigo é”.
4 – Estou achando que falta algo
Quando seus concorrentes te deixam para trás com uma simples postagem no instagram, é hora de repensar sua presença digital.
Quando se trata de concorrência, precisamos sim acompanhar as tendências e comparar nossas performances para saber o que devemos melhorar e onde precisamos mudar.
5 – Falta de leitura
Essa situação é muito comum, mas é raro quando os donos da empresa percebem a falta de leitura.
Geralmente, os proprietários das empresas não têm uma visão crítica a respeito do próprio logotipo, principalmente pessoas que estão no mesmo ramo executando a mesma atividade por décadas. Isso nunca será um problema para eles porque a empresa vai continuar operando de uma forma ou outra mesmo que a imagem continue ruim.
Os principais motivos pela frequente falta de leitura da sua marca podem ser:
- Não ter uma identidade visual.
- Não ter o manual de uso da marca ou não usá-lo.
- Manual de uso com falhas de aplicação.
- Não contratar designers profissionais para criarem suas artes.
6 – Nunca tenho o que me pedem
Esse é, sem dúvida, o caso mais comum dos últimos 20 anos.
A situação é a seguinte: O cliente compra o logotipo e a empresa responsável pelo serviço entrega os arquivos apenas em JPG e “PNG sem fundo”. Só que um dia o cliente precisa criar uma arte que será impressa e na hora de enviar o logo pro designer ou profissional da gráfica, eles pedem o logotipo vetorizado. E aí, como manda isso?
O certo é entrar em contato com quem criou o logotipo e solicitar o arquivo vetorial do seu logotipo. Os formatos vetoriais mais comuns são:
- arquivo.ai (illustrator)
- arquivo.pdf (hoje é comum a gráfica solicitar o logotipo em PDF)
- arquivo.eps (arquivo vetorial universal para qualquer software vetorial)
- arquivo.svg (arquivo vetorial para web)
Caso eles não tenham este arquivo, você precisará de um profissional para vetorizar seu logotipo manualmente sem alterar os detalhes e espaçamentos do logotipo.
Pior do que eles não terem o arquivo vetor, seria te enviarem os arquivos no formato vetorial, porém com uma imagem não vetorial dentro do arquivo. Por exemplo: um arquivo com formato .pdf, mas com uma imagem .jpg dentro. E caso isso ocorra, você também precisará de alguém para vetorizar seu logotipo, apenas demorará mais tempo para descobrir.
Antes de contratar o profissional para vetorizar seu logotipo, considere a possibilidade de reformular o logotipo e recomeçar com o pé direito de forma profissional com designers profissionais.
Outra situação comum que ocorre quando a empresa começa a atingir um novo patamar, é perceber que a marca não está pronta para acompanhar o crescimento da empresa. Nesse caso é necessário reformular a marca, ou verificar a possibilidade criar os materiais necessários para preparar a empresa para um mercado nacional ou global mantendo a mesma marca.
O processo é demorado e vai exigir a contratação de profissionais caros, mas vai te economizar muito estresse no futuro.
Qual é a sua conclusão?
Acho que dá pra continuar com meu logotipo
Ótimo, se você não tem mais dúvidas a respeito do seu logotipo, está na hora de contratar um time especialista em marketing para fazer o seu branding e preparar sua marca para o mundo.
Acho que meu logotipo precisa ser reformulado
Sem problemas, existem milhares de profissionais que podem te ajudar. Você pode contratar um designer em quem você confie ou pode contratar a gente em fariart.com.br/contato.
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