“Logotipo é importante no começo, ou só quando meu negócio estiver funcionando? A partir de que momento eu preciso me preocupar com o logotipo do meu projeto?”
Bom, ninguém começa um negócio pensando em “não crescer”, certo? Então faça a seguinte pergunta a si mesmo: “Eu quero começar parecendo amador ou profissional?“
Logotipo é importante?
Sim! O logotipo é a imagem de uma empresa, projeto ou qualquer ideia que esteja saindo do papel. Qualquer empresa que valorize sua história e suas conquistas, valoriza a sua marca.
Uma empresa com uma imagem mal trabalhada é como um navio com o casco estragado; para a tripulação tudo funciona normalmente, mas para quem olha de fora e não conhece o navio, não vai querer subir a bordo.
No logotipo de uma empresa está gravado tudo o que a ela representa, todo o trabalho, esforço, dedicação e carinho para manter a marca viva.
Quem realmente tem coragem de se jogar no abismo do empreendedorismo e “construir o avião durante a queda” (como diz Reid Hoffman, co-fundador do Linkedin), sabe bem o que é se apaixonar pela adrenalina de ter milhões de ideias na cabeça e ir dormir todos os dias querendo ter trabalhado mais.
Por isso, alguém que realmente dá o sangue pelo projeto, com certeza vai querer ter sua marca valorizada, respeitada e reconhecida.
A importância de começar um negócio com a marca sólida
Muitas pessoas, na hora de abrir uma empresa, costumam investir em vários objetos caros para “parecer profissional”, mas na hora de criar o logotipo, vão em sites do tipo “crie sua marca em 5 minutos”, ou lançam o projeto em algum site de disputa, onde recebem cerca de 50 opções de logotipo de vários designers que correram para desenvolver o logotipo o mais rápido possível para mandar a proposta.
Alguns ainda nem se preocupam com a marca e, muitas vezes, acreditam que a mesma não tem valor algum. E se você não pretende escrever a história da sua empresa, esse perfil é perfeito para você.
Várias coisas podem acontecer ao contratar um serviço barato. Um dos casos mais comuns, é você acabar tendo o mesmo logotipo que uma ou mais empresas. Ninguém quer isso.
Por isso, vamos listar os principais motivos para começar o negócio com um logotipo profissional.
1. Profissionalismo
Tendo uma marca que transmite respeito, seu publico te leva a sério desde o primeiro momento. Ninguém quer parecer amador ao começar um projeto. Se você tem autoridade na sua área, você precisa transmitir isso através da sua imagem também.
Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Ela também se aplica quando falamos no logotipo da sua empresa, ainda que inconscientemente, cada pessoa que o visualiza grava uma impressão do logo.
Estamos o tempo inteiro escolhendo uma marca e rejeitando outra, decidindo onde vamos consumir, de quem vamos comprar, escolhendo um restaurante favorito pelo ambiente e um prato pela foto. Praticamente tudo à nossa volta é definido pela imagem.
As escolhas da maioria das pessoas são superficiais. Quem não conhece aquela pessoa que prefere comprar um produto mais caro pela aparência mesmo que tenha uma performance igual ou inferior a de outro produto mais barato?
Claro que existem as exceções, mas quando pensamos em vender e conseguir mais clientes, a regra do design funciona.
2. Reconhecimento da marca
Você já entra no mercado com a sua marca preparada para ser vista, reconhecida e lembrada. Não precisa entender de design para saber o quanto um logotipo bem desenvolvido contribui no posicionamento de uma marca.
Ao contratar uma agência ou um designer para criar seu logotipo, a maioria das questões que envolvem imagem estarão resolvidas. Os profissionais estudam seu ramo de atuação para entender quais cores, tipografia, elementos e símbolos funcionam melhor, para que seus futuros clientes olhem para a sua empresa com confiança.
3. Estrutura preparada
Uma marca sólida evita qualquer dor de cabeça no futuro. Por exemplo; você não vai precisar contratar outro profissional para refazer sua marca porque descobriu que era apenas um vetor baixado de um banco de imagens.
Seu logotipo não precisará ser reformulado ou ter várias versões para se adaptar às diversas aplicações. Designers profissionais pensam em todas as possibilidades de aplicação para a marca.
Se você precisar contratar outra agência ou outros designers no futuro, basta passar o manual de uso da marca (já desenvolvido pela agência que criou o logotipo) para a nova equipe e eles saberão seguir as diretrizes da marca com excelência.
4. Respeito
Ao ter uma marca sólida, a empresa é vista como séria e profissional por todos, inclusive, pela equipe de designers. Qualquer designer tem satisfação ao saber que o cliente reconhece a importância do trabalho e investiu em profissionais competentes para realizar os trabalhos gráficos desde o começo da empresa.
Uma marca mal desenvolvida é o pesadelo de qualquer profissional, ninguém quer usar um logotipo ruim em uma arte que está desenvolvendo. Então um logotipo desenvolvido com profissionalismo não beneficia apenas os donos da empresa, mas sim, todos os envolvidos.
Mas afinal, logotipo é importante no começo?
Sim, é importante! Mas apenas isso não vai determinar se seu projeto vai dar certo.
A grande vantagem de começar com o logotipo definido, é que as pessoas vão te reconhecer de longe, como foi o caso da Coca-Cola, Hering, Good-Year, Johnson & Johnson e outras marcas famosas que mostramos no post: Marcas que nunca mudaram o logotipo.
Se você conhece algum caso interessante ou já teve problemas com logotipos, conte a história aqui em baixo.