Muitos designers ignoram a pesquisa de mercado na hora de criar uma marca, e esse processo é fundamental para evitar casos de logotipos parecidos como os que mostraremos agora.
Existem várias formas de você verificar se a sua ideia já existe. A mais simples e óbvia é a pesquisa no Google Imagens e em outros buscadores.
Pinterest também tem um acervo gigantesco de inspirações para logotipos onde você pode se inspirar e aproveitar para tomar cuidado para não ter uma ideia que já era de outra pessoa.
Logobook
Além daquela pesquisa rápida por logotipos na área, o logobook pode ser ainda mais preciso na busca para saber se a sua ideia é realmente nova.
Mas a melhor solução para garantir que a sua ideia ainda não exista, é evitar ideias batidas ou que são “familiares”. Um exemplo clássico disso, é o logo da beats.
Alguns casos conhecidos
Beats by Dre
O Logotipo da beats foi desenvolvido em 2006 pelo Pentagram, um famoso estúdio de design em NY. A marca beats by dre é mundialmente conhecida e foi adquirida pela apple em 2014 por US$3 bilhões.
O logotipo da Beats, por mais que seja um projeto que faça todo o sentido, é uma ideia que já existiu várias vezes, inclusive, 9 anos antes no logo da Big Fix.
Muito se compara o logo da beats com o logo criado pelo designer alemão Anton Stankowski, que criou a identidade da cidade de Brühl em 1971, porém, o mais provável é que o Stankowski também tenha se inspirado no logo da Associação de Compras Conjuntas da Imprensa Dinamarquesa, criado um ano antes.
Independente de qual logo é inspirado em qual, essa ideia se repete não só nesses, mas em vários outros logos. Está aí uma boa ideia para fugir na hora de criar suas marcas.
Trip Advisor
O mesmo caso ocorre com a Trip Advisor, que também é uma ideia muito boa mas que já existia.
Os elementos do logo do Trip Advisor (criado em 2000 e reformulado em 2020) são realmente parecidos com o logo da Associação Sueca de Comércio de Livros criado em 1969 pelo designer dinamarquês Erik Ellegaard Frederiksen.
O redesign do logotipo da Trip Advisor feito em 2020 é excelente e merece os devidos créditos pelo trabalho, porém, faltou uma pesquisa mais aprofundada pela equipe responsável pelo primeiro logotipo em 2000.
Airbnb
O redesign da Airbnb foi um projeto gigante executado pelo grupo Design Studio e muito bem feito. Mas recentemente descobriram um possível “plágio” após um usuário do Reddit divulgar um livro de marcas registradas conhecido como “O alfabeto no design”.
Já o logo do Azuma Drive-in foi criado pelo designer japonês Akisato Ueda em 1975 e aparece no livro “Trademarks & Symbols of the World: The Alphabet in Design”. Rapidamente os usuários notaram a semelhança entre os dois logotipos e começaram a divulgar.
Chanel e Gucci
Ambas as marcas focam em usar apenas o nome como logotipo primário, mas a semelhança é certa. Criadas para serem fivelas de cinto, estampas de bolsas, pingentes e outros acessórios de luxo, as duas letras cruzadas é uma ideia copiada até os dias de hoje.
A história por trás de cada logo é um mistério. Não se sabe exatamente quando foram criados e por quem, existem rumores de que a Coco Chanel teve a ideia em um jantar, outros de que o filho mais velho de Guccio Gucci teve a ideia das duas letras entrelaçadas mas tudo são histórias contadas durante anos.
Mas não colocamos essas duas marcas icônicas no post apenas para mostrar a semelhança entre as duas, e sim, para que você não use essa ideia. É uma ideia frequentemente copiada e por mais que seu cliente te peça um logo “igual o da Chanel” é sua responsabilidade orientá-lo dos problemas que ele poderá enfrentar no futuro. Vários designers desavisados reproduzem os símbolos acima de forma quase idêntica repetidas vezes. Não seja um deles.
Ideias frequentes
Evitar ideias costumeiras é uma excelente opção no seu processo de criação. Limpar da mente tudo que provavelmente já vimos em algum lugar é fundamental para evitar casos de semelhanças e plágio.
O caso do logo da beats, citado anteriormente, é um excelente exemplo de como é importante evitar ideias com alto risco de já terem sido reproduzidas. Ideias com uma única letra, geralmente, já foram usadas. Um caso muito frequente de semelhança é o uso da letra F.
O icônico logo da fila é só o começo. Abaixo temos vários exemplos de logos que por mais diferentes que sejam são, basicamente, a mesma ideia:
Alguns mudam o espaçamento, orientação e a disposição, mas mantém o mesmo conceito.
Repare acima como Frespo, Filmographie e Frisol são praticamente o mesmo logo.
Um destaque para o logo da Ferrero Süsswaren que já na década de 60 simula um chanfro com o uso do Gestalt. Já o logo do Flipboard mistura todas as ideias anteriores com um leve empréstimo do F esquerdo da Financiera Faciema.
No logo da Frontier Airlines a ideia foi muito bem aplicada, se diferenciando da maioria.
Semelhanças na ideia
Mesmo evitando ideias frequentes, ainda corremos o risco de criar algo que já existe mesmo sem intenção de plágio ou inspiração.
Acima temos um caso interessante. O logo da famosa Fine Line Features desenvolvido pela Pentagram (citada anteriormente no logo da Beats by Dree), e o logo da Cinex, desenvolvido pelo Ateljé Altmann. O curioso na semelhança acima é que a claquete em cima da letra C automaticamente transforma o logo na letra E.
Acima temos um bom exemplo de ideias semelhantes, ambas muito bem elaboradas. No logo da Nippon Family Book desenvolvido por Koichi Mizuno, conseguimos ver dois livros, um com uma fita marca páginas do lado de fora onde as letras B e F são sutilmente representadas.
Já no logo da Future Nordic Design desenvolvido pela Ateljé Altmann (Cinex) temos de forma mais clara um livro com a letra F na frente.
Semelhanças na fonte
É uma conquista quando uma marca consegue se consolidar apenas com o nome, porém, algumas fontes utilizam a mesma dinâmica e acaba parecendo cópia.
O logotipo da SEGA (1975) já era conhecido, provavelmente, até por quem criou o logotipo da CNN (1980) que eu, particularmente, acho bem interessante por mexer com a semiótica sugerindo duas letras N onde, na realidade, só um dos Ns está completo. Ao saber disso podemos olhar para o logo novamente e ler “CM”, “CMI”, “CNV” ou “CAN” no lugar de “CNN”.
Semelhanças na composição
O exemplo acima é uma semelhança interessante. Não chega a ser uma cópia mas é, nitidamente, uma inspiração. A marca polonesa Świat Zdrowia (Mundo Saúde) conseguiu executar bem a ideia, porém, a questão do “plágio” ainda é muito questionada na internet por alguns usuários.
A intenção da Unilever foi representar sua diversidade na distribuição de produtos, onde cada elemento representa um segmento. Em relação às fontes usadas, acredito a Unilever soube harmonizar melhor em questão de espaçamento e tamanho, mas isso pode ser uma questão cultural.
O risco de ser designer
Mesmo depois de muita pesquisa, estudo de cores, rascunhos, desenvolvimento da ideia e arte final para garantir que sua ideia seja exclusiva e perfeita, você ainda corre o risco de criar algo que já exista.
Qualquer designer que passa por isso sabe o quanto é doloroso perceber que a sua ideia que foi desenvolvida durante semanas para ficar perfeita terá que ser descartada ou adaptada.
Existe uma diferença entre semelhanças e cópias, e não é difícil perceber quando algo se parece, e quando algo tentou não se parecer. Então tenha plena convicção de que o que você está entregando ao seu cliente é algo completamente original.
Aproveitando que estamos falando de logotipos, confira o post Marcas que nunca mudaram o logotipo
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