Andei me deparando com alguns anúncios oferecendo logotipo em 3 horas, 24 horas ou 48 horas com alterações infinitas e garantia de satisfação. É possível? Claro que é! É profissional? Não né.
Hoje vou fazer diferente. Ao invés de listar os perigos, vou listar o processo de criação de um logotipo e quanto tempo leva para realizar cada um deles. Aí você tira as suas próprias conclusões.
Para não dizer que eu não citei nenhum perigo, confira o post: “Empresas que tiveram problemas com logotipos“. O perigo mais óbvio é você receber um logotipo que já existe.
Estudo
Antes de começar a criar, é fundamental estudar a área de atuação da empresa. Conhecer um pouco do trabalho o cliente e como funciona a empresa dele é indispensável.
Análise
Tempo: pode levar 3 horas ou dias.
Antes de tudo, é importante entender o que o cliente pediu e o que ele realmente precisa. Aqui temos que estudar a empresa, o público, quem já consome os produtos ou serviços e quem seu cliente quer atingir.
Ao colher essas informações, temos que estudar a área de atuação do cliente e tentar captar a essência da empresa, qual é a história dela e de quem faz parte dela. Entender o que a empresa representa e qual é o papel dela para tornar o mundo um lugar melhor é um dos principais desafios.
Referências
Tempo: aproximadamente uma hora.
Procurar referências não é tão importante para a criação do projeto, mas eu passo bastante tempo procurando ideias para diminuir os riscos de criar algo que já existe. Eu costumo passar, pelo menos, 6 horas procurando referências e salvando todos os modelos necessários para não copiar nenhuma ideia já existente.
Pesquisa de concorrência
Tempo: de 3 a 6 horas.
Aqui nós pesquisamos quem são seus concorrências próximos e distantes. Quem são seus concorrentes hoje e quais podem ser seus concorrentes no futuro quando sua marca se consolidar.
Analisamos o público alvo dos concorrentes e se o poder aquisitivo dos clientes deles são aproximados aos dos seus clientes.
Pesquisa de público
Tempo: de 3 a 6 horas.
Aqui nós procuramos quem são os seus clientes e tentamos entender um pouco como eles pensam e pelo que eles se interessam.
Descanso
Tempo: entre um dia e uma semana.
Aqui precisamos deixar o projeto “no forno”. É onde vamos “limpar” tudo que pesquisamos e deixar no subconsciente enquanto a mente trabalha a ideia perfeita de forma natural.
Antigamente eu não valorizava este passo, mas depois de ler alguns livros de grandes nomes do marketing, aprendi que as melhores ideias surgem quando você não está tentando tê-las. Hoje acho importantíssimo esse passo, tanto que, quando crio um logotipo antes do descanso, sinto como se faltasse algo ou como se não estivesse dando o meu melhor.
Referências novamente
Tempo: aproximadamente 30 minutos.
Depois de termos a ideia certa e já conhecer a área de atuação e quais são as necessidades do logotipo que vamos criar, está na hora de dar uma última olhada nas referências para atualizar suas ideias, agora com um redirecionamento mais objetivo.
Criação
Depois de tudo isso, está na hora de começar a desenhar.
Rascunho
Tempo: pode levar 10 minutos ou dias.
O rascunho pode ser tanto no papel quanto no software. Aqui costumamos desenhar todas as ideias que vêm na cabeça sem regras. Esse processo é muito importante porque podemos tanto ter novas ideias melhores do que as que tínhamos quando começamos os rascunhos, quanto trabalhar a ideia inicial misturando formas que a mente não foi capaz de imaginar.
Execução
Tempo: de 3 a 9 horas.
A execução é aperfeiçoar o rascunho. Aqui nós adaptamos o rascunho para as medidas perfeitas e descobriremos como transformar o rascunho em algo simples com poucas formas geométricas dentro da fórmula de Fibonacci.
Testes
Tempo: pelo menos 30 minutos.
Os testes são a prova final do seu projeto. Aqui você vai ver se o seu projeto realmente se comporta como um logotipo profissional e se tem alguma falha que precisa ser corrigida.
Finalização
Na finalização vamos conferir qualquer imperfeição na arte e fazer ajustes que os testes nos mostraram que eram necessários.
Espaçamentos
Tempo: de 30 minutos a 3 horas.
O espaçamento é um dos ajustes mais importantes. Ele que vai garantir a leitura da sua marca em uma única cor e em tamanho reduzido.
Cores
Tempo: aproximadamente 30 minutos.
Definir a cor do logotipo do cliente é um dos processos mais importantes na criação. Na hora de finalizar o logotipo, este passo é ainda mais importante. É extremamente necessário escolher uma cor que seja perfeitamente reproduzida tanto impressa quanto digital.
Fechamento do arquivo
Tempo: de 30 minutos a 3 horas.
Para garantir uma entrega perfeita, o arquivo final deve ser verificado quantas vezes forem necessárias para garantir que não haja nenhum ponto duplicado, falha imperceptível ou qualquer imperfeição que seja.
Manual de Uso da Marca
Tempo médio: Uma semana
Aqui é a outro processo demorado. Depois do logotipo finalizado, está na hora de criar o manual para que seu cliente possa enviá-lo aos designers que serão responsáveis pela marca dele. O tempo de criação do manual varia bastante de acordo com a necessidade do logotipo.
Tá, mas qual é o problema de criar o logotipo em 3 horas?
O problema é que quem vende esse serviço rápido, pula direto pro último passo. Você compra um logotipo que não foi estudado ou pensado para representar a sua marca como ela merece.
Você acha que em 3 horas dá tempo de fazer todo esse processo?
Eu demoro, no mínimo, uma semana para finalizar um logotipo se eu consigo rápido todas as respostas para as minhas perguntas e tudo conspira ao meu favor. Em média eu demoro duas semanas e meia em cada logotipo. Já cheguei a passar um mês inteiro estudando uma única empresa antes de começar a criar o logotipo.
E ainda assim, tomando cuidado para ter uma ideia única e original eu corro o risco de criar algo que já existe. Imagina alguém que simplesmente desenhou o que veio na cabeça…
Como as empresas conseguem criar um logotipo em 3 horas?
Para explicar isso, vou deixar um vídeo do Kimura onde ele mostra o quão desvalorizado está o termo logotipo.
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