Criar um logotipo pode parecer fácil, porém, quanto mais estudamos para criar logotipos cada vez completos, mais parece que precisamos estudar.
Aqui vou listar os erros mais comuns que designers cometem na hora de criar um logotipo. Eu queria ter lido um post desse quando tive a oportunidade de criar meu primeiro logotipo, porque eu já cometi alguns desses erros no início.
1 – Ignorar o público-alvo
Uma das informações mais relevantes na hora de criar um logotipo, é o público para qual ele será direcionado.
Segmentar o público é um passo fundamental para aumentar as chances de acertar na criação. Pesquise o máximo possível para conhecer melhor os gostos, comportamento, idade, gênero e classe social das pessoas que conhecerão o logotipo que você está criando.
Tome como exemplo o comportamento das grandes marcas:
Rolls-Royce
Produto
Público
Marca
Sephora
Produto
Público
Marca
Harley-Davidson
Produto
Público
Marca
Pantys
Produto
Público
Marca
2 – Usar símbolos previsíveis
Símbolos com cara de ícones são muito comum, podemos chutar que 80% dos logotipos são assim.
3 – Se apegar à primeira ideia
A primeira ideia que veio na mente pode ser boa, pode ser perfeita, pode ser a melhor ideia que você vai ter. Mas antes de aperfeiçoá-la, tenha certeza de que você não teria ideia melhor. Pesquise mais, pense mais, se aprofunde no assunto, incorpore o público-alvo, deixe a ideia no subconsciente enquanto você não está trabalhando.
Outra técnica que funciona é imaginar que a sua primeira ideia não pode ser usada. Faça um brainstorming com a sua equipe ou apenas com você e todas as suas ideias possíveis, faça vários rascunhos, viaje o máximo possível nas ideias.
4 – Não pensar nas diversas aplicações
Esse erro pode comprometer o uso da marca em vários sentidos e é o principal motivo pelo qual clientes solicitam a reformulação de logotipos.
Espaçamento que compromete a composição
O espaçamento adequado é extremamente importante na hora de reduzir o tamanho da marca. Note como, no primeiro exemplo, o espaço que separa os elementos no logotipo some na redução. Já no segundo exemplo, a definição do logotipo se mantém mesmo com a redução no tamanho.
Logotipo que só é legível em mais de uma cor
Esse é outro erro comum que prejudica diversas aplicações. Uma solução rápida, é remover detalhes ao máximo. Para evitar esse erro, indico que você crie o logotipo na cor preta, e após finalizar a composição, aplique as cores institucionais.
Uso de contorno, efeitos e outras características de ilustração
Você deve estar ciente de que o seu logotipo não deve ser tratado como um desenho que você vai contornar e pintar. O processo de criação de um logotipo é menos livre e mais complexo do que o processo de ilustração.
Provavelmente, você já viu casos de logotipo com foto, ou quando só existem versões do logotipo com o mascote da empresa junto. Casos assim, além de dificultar diversas aplicações, traz a sensação de amadorismo, diminuindo a confiança na marca.
Quando a marca opta por usar uma ilustração como logotipo, existe uma versão simplificada que permite o uso em aplicações específicas, mas são detalhes explicados nas diretrizes da marca.
Exagero para uma única direção
Outro problema conhecido, é a orientação exagerada para uma única direção. Para evitar isso, eu imagino o logotipo em um mural de patrocinadores de um evento junto com outras marcas. Se o logotipo não ficar legível nessa visualização, algo deve ser mudado.
5 – Não facilitar a leitura
Tenha em mente que a pessoa só vai entender o logotipo se ele estiver extremamente claro. Ninguém vai se esforçar para ler o que está escrito, então tudo deve ser pensado para facilitar a leitura. A ideia que você teve pode até ser boa, porém, se é confusa ou prejudica o nome da marca, é descartável.
Na cultura ocidental, o olho é treinado para ler do canto superior esquerdo para o canto inferior direito. Qualquer ideia que fuja dessa regra será, provavelmente, lida da maneira errada.
6 – Ignorar a psicologia das cores
Claro que existem casos onde o estudo da psicologia das cores pode não funcionar, mas é importante ter fundamentos para isso. Pesquise antes, conheça a área de atuação, conheça os concorrentes e tenha em mente o que o seu cliente quer transmitir com o logotipo.
Por exemplo, a Netflix poderia muito bem usar as cores do Google alegando diversidade nos filmes e séries, já o vermelho da Netflix não serviria pro Google.
A Netflix consegue usar o vermelho porque é uma empresa com foco em serviços de Streaming, já o Google, como oferece infinitos tipos de serviços, parece ser impossível encontrar uma única cor para representar o Google.
Da mesma forma que a Texaco conseguiria passar confiança usando o verde do Starbucks, mas o Starbucks não passa a vontade de um café com o vermelho da Texaco.
7 – Não conferir o arquivo final
Esse é um erro muito cometido, inclusive, por designers experientes. Ao conferir o arquivo várias vezes, evitamos pontos indesejáveis e outras imperfeições que surgem durante a construção do logotipo e são, praticamente, invisíveis sem o zoom.
No artigo “Por que reduzir a quantidade de pontos do logotipo?“, abordamos a importância de manter o arquivo impecável antes de entregar para o cliente.
Vai criar um logotipo pela primeira vez?
Confira antes as nossas 6 dicas para criar o logotipo perfeito.
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