Sabemos que designers gostam de criticar o trabalho dos outros e acharem que fariam melhor, mas hoje trouxemos casos dos redesigns polêmicos que, não desagradaram apenas designers, mas também consumidores e fãs de marcas.
pepsi – 2008
A Pepsi passou por um redesign polêmico que ainda é discutido por designers dividindo opiniões que envolvem gosto pessoal e outras teorias mais complexas. Há quem diga que a fonte não é apropriada para a marca, e quem diga que a reestilização do símbolo é de mal gosto.
Mas acredito que o maior incômodo foi o valor que a Pepsi pagou pelo projeto, a Arnell Group cobrou US$1.000.000,00 (um milhão de dólares) para fazer o redesign do logotipo, embalagens e materiais publicitários.
GAP – 2010
Em 2010 GAP arriscou um redesign totalmente diferente que não agradou fãs e clientes da marca.
O descontentamento tomou uma proporção tão grande, que 6 dias depois da mudança, a GAP voltou atrás e anunciou que manteria o logo clássico.
A única “mudança” que eles fizeram no logo, foi usá-lo com a fonte preta sem o fundo azul. O logotipo tem sido usado das duas formas desde 2016.
oi – 2016
A oi tinha uma proposta diferente de logotipo, eu não gostava muito do estilo, mas depois que estudei o manual de identidade visual deles para criar uma campanha fictícia na época da faculdade, passei a gostar do logo e do estilo de propaganda da oi.
Uma das coisas que eu não gostava e passei a gostar, era que o nome “oi” se mantinha intacto dentro das 6 formas que a marca usava.
Em 2016 eles anunciaram o novo logo, que, para mim, pareceu apenas tentar aproveitar o hype de degradê que o instagram começou. Nessa nova versão, ao invés de 6 formas diferentes, foram apresentadas 70 formas diferentes.
Quando novo logotipo foi anunciado, as reações no Twitter foram as piores possíveis, comparando o logotipo com amebas e ridicularizando o fato da empresa ter gasto cerca de 2 milhões de reais pelo novo logotipo.
A nova marca demorou 4 anos para ser concluída e foi criada em conjunto pelas agências FutureBrand e Wolff Olins, as mesmas que criaram, também em parceria, o logotipo anterior.
Todos os envolvidos no projeto mantiveram oo significado da nova marca em segredo durante 4 anos.
BBC – 2021
A BBC passou por um redesign que causou polêmica devido o custo do projeto e à semelhança com o logotipo anterior. O projeto custou £50.000,00 (50 mil libras), que daria cerca de 300 mil reais.
O logotipo permaneceu com os 3 blocos que são marca da empresa desde 1958, mudando apenas o espaçamento entre eles, a fonte, e o espaçamento da fonte dentro de cada bloco.
Por que um logotipo igual ao antigo?
A escolha de manter as características do logotipo foi, provavelmente, uma decisão tomada com base em uma ampla pesquisa de mercado. Afinal, o logotipo antigo esteve presente na memória das pessoas durante 24 anos.
Talvez a equipe de designers teve ideias incríveis, porém, a decisão mais sábia foi apenas reestruturar os espaçamento do logotipo de 1997, mantendo assim, o legado da empresa.
Curiosidade
O projeto já aconteceu há mais de um ano, porém, o site da BBC News aqui no Brasil permanece com o logo antigo de 1997.
Ambos os prints foram feitos na mesma data com poucos segundos de diferença.
Atualizando o post – 31/08/22 O logotipo foi atualizado aqui após a publicação deste post:
No post “Os maiores investimentos já feitos em logotipos“, citamos esse redesign de 1997 onde a BBC pagou uma quantia muito acima da atual.
A parte boa dessas polêmicas, é que podemos aprender com grandes marcas. Acima temos exemplos de como se comportar diante de descontentamentos, quando voltar atrás no redesign, quando a opinião pública deve ser considerada e quando pode ser ignorada.
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