A confusão entre os nomes logotipo e marca é muito comum, inclusive, a mistura dos dois nomes ainda insiste em permanecer no vocabulário de muitas pessoas. Hoje temos muita informação disponível, porém alguns veículos de comunicação usam termos errados para se referirem ao logotipo e, hoje em dia, as pessoas repetem o que leem sem a culpa de estarem espalhando informação errada.
Logotipo
Logotipo é o termo mais correto para se referir ao símbolo da empresa, o logotipo pode ser composto pela combinação de um símbolo e uma palavra, apenas um símbolo, apenas uma palavra, letra, ilustração ou emblema.
Resumindo: Logotipo é a assinatura da empresa, aquele “desenho” ou “escrito” que lembramos quando pensamos na empresa.
Logo, vem do grego “logos” (λόγος), que tem um significado extremamente amplo, entre eles, lógica, razão, proporção, palavra, fala e fundamento. Na filosofia, a palavra Logos, além de significar razão, também era usada para se referir à ordem e beleza universal.
Tipo também vem do grego “týpos” (τύπος), que significa impressão. Para alguns designers, o tipo também vem de tipografia, o que também está certo
Logomarca, aqui no Brasil, é uma mistura equivocada para se referir ao logotipo. Logo e Marca são duas coisas totalmente diferentes e esse termo está evoluindo para confusões ainda piores, como é o caso da mais nova: “Preciso de uma logotipo“. Logotipo é um substantivo masculino e estão usando ele como “A logotipo” por culpa do uso constante da palavra logo no feminino “a logo”, que vem do termo “logomarca”.
A palavra logomarca existe e está, inclusive, no dicionário tanto em português, quanto em inglês, logomark, entretanto, aqui, usamos ela de maneira errada e já é um pouco tarde para começar a usar da maneira certa.
Existem várias teorias que dizem que o termo logomarca veio do alemão “marke”, do russo “markэ”, do italiano “marcare“, do romeno “marca”, do espanhol “marca” e podemos inventar várias origens com palavras semelhantes de idiomas vizinhos para favorecer nosso argumento, mas não agrega em nada discutir se a galinha veio primeiro que o ovo.
O fato é que estamos na era da desinformação onde as pessoas criam informações e repassam notícias que leram apenas o título, e graças a isso chegamos na invenção do termo “a logotipo”.
A logotipo não existe! O logotipo existe! O termo “A logo” se refere à logomarca, o termo “O logo” se refere ao logotipo. Sem mais.
Diferentes tipos de logotipo
Símbolo é quando a empresa tem o poder de ocultar o nome, é um caso ousado e pode demorar décadas para que a empresa seja reconhecida apenas pelo símbolo ou ícone.
Lettermark é quando a empresa utiliza iniciais ou siglas no logotipo. Lettermark também pode ser chamado de abreviatura ou monograma. No exemplo acima, CNN (Cable News Network).
Wordmark é quando a empresa utiliza apenas o nome escrito sem o acompanhamento de símbolo. É a forma mais objetiva que existe de criar um logotipo, porém é importante estudar bem qual tipografia usar.
Combination Mark é quando misturamos símbolo e texto. É excelente alternativa para quem pretende conquistar o mercado a ponto de, um dia, poder usar apenas o símbolo e ser reconhecida pelas pessoas.
Emblema é quando o logotipo tem uma espécie de moldura que não é “separável” da tipografia. É comum o uso em montadoras automotivas, clubes esportivos e cervejarias.
Mascotes são usados para criar um vínculo emocional e causar simpatia, o mascote pode ser um personagem ou uma pessoa real. É o caso do KFC, Ultrafarma, Michelin e Pringles.
Se você chegou nesse post procurando informações para criar um logotipo, confira o post “6 dicas para criar o logotipo perfeito“.
Marca
Aqui fica um pouco complicado de entender, porque não temos como definir em poucas palavras o que é marca. A confusão do termo é mais compreensível pela extensão do assunto.
Marca é aquilo que uma empresa, pessoa, serviço, produto ou qualquer projeto se torna de acordo com o sentimento das pessoas em relação a ele. Ou seja, não podemos controlar o que a marca se torna, podemos, apenas, influenciar as pessoas para que se sintam positivas diante à marca.
Em outras palavras, marca é o que a empresa representa. Com certeza você já ouviu falar em “valor de marca”, certo? Um fato curioso é que, uma empresa com um capital baixo pode ter o valor de marca mais alto do que uma empresa muito bem sucedida com um capital elevado. Por quê?
Quanto mais positivas as pessoas se sentem em relação a uma marca, mais alto o valor de marca dela. Em outras palavras: Quanto mais as pessoas gostarem da marca, mais ela vale. E isso é, estatisticamente impossível de controlar.
Quer um exemplo?
Na sua opinião, qual das 5 empresas abaixo são mais valiosas?
- Coca-Cola
- Tencent
- Nvidia
- Nike
- Aramco
É bem provável que você tenha ficado em dúvida entre Coca-Cola e Nike, isso significa que, para você, essas duas tem mais valor de marca do que as outras 3, porém, dessas 5 apenas Tencent, Nvidia e Aramco estão na lista das 10 Empresas mais valiosas do mundo, o que não faz delas as Marcas mais valiosas do mundo.
Com essa informação, podemos concluir que o valor que uma marca tem não tem nada a ver com o lucro, tamanho, ou faturamento da empresa.
Quando uma pessoa vê uma propaganda e se sente bem, ele está construindo um sentimento relacionado àquela marca, e com o tempo, esse sentimento pode se tornar uma relação difícil de quebrar.
A partir desse sentimento cultivado por cada indivíduo, a empresa vai se tornando uma marca na cabeça de cada pessoa. Para que esse sentimento seja cultivado em massa e a empresa conquiste o espaço no mercado é necessário muita estratégia, dinheiro e tempo.
Resumindo: Quem trabalha a marca é o profissional de marketing ou branding, é quem vai saber como influenciar as pessoas de forma positiva diante da sua marca. Quem trabalha o logotipo é o profissional de design, que vai saber como deixar seu logotipo agradável aos olhos do seu público.
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