Principais erros que designers cometem ao criar um logotipo

Ignorar o público-alvo

     Segmentar o público é um passo fundamental para aumentar as chances de  acertar na criação.      Pesquise o máximo possível para conhecer melhor os  gostos, comportamento, idade, gênero e classe social das pessoas que conhecerão o logotipo que você está criando.

PRODUTO

PÚBLICO

MARCA

PRODUTO

PÚBLICO

MARCA

exemplos

Símbolos com cara de ícones são muito comum, você vai encontrar milhares deles procurando por referências e inspirações na internet. Porém, nenhum deles estarão entre as maiores marcas do mercado.

Usar símbolos previsíveis

Um logotipo é como se fosse uma assinatura. Precisa ser marcante, exclusivo, diferente de tudo o que existe na área.

psicologia

advocacia

odontologia

Esse erro pode comprometer o uso da marca em vários sentidos e é o principal motivo pelo qual clientes solicitam a reformulação de logotipos.

Não pensar na aplicação

Ignorar a psicologia

Claro que existem casos onde o estudo da psicologia das cores pode não funcionar, mas é importante ter fundamentos para isso. Pesquise antes, conheça a área de atuação, conheça os concorrentes e tenha em mente o que o seu cliente quer transmitir com o logotipo.

Seta

os tópicos apresentados aqui são um resumo do nosso artigo:

leia o artigo completo...