6 dicas para criar o logotipo perfeito

6 dicas para criar o logotipo perfeito

Hoje vim destacar alguns pontos importantes que uso para criar o logotipo perfeito. As dicas não são regras que você deve seguir, mas sim, um mapa para que você consiga organizar melhor suas ideias e incluir algumas etapas importantes na hora de criar suas artes.

Cada pessoa tem um gosto diferente, seja designer, cliente ou clientes dos clientes. E um trabalho impecável pode ser considerado “feio” ou “estranho” visto por fora. Por isso não se apegue a críticas de nenhum dos lados, somente o profissional que se dedicou no projeto entende o porquê a arte ficou como ficou.

6 dicas para criar o logotipo perfeito
Foto: qimono

Temos que olhar os pontos positivos e tentar entender porque o designer chegou naquele resultado. E lembre-se que, muitas vezes, a ideia perfeita é reprovada pelo cliente e modificada conforme as exigências do mesmo. No final das contas, o logotipo perfeito é o que agrada o seu cliente e passa a mensagem que deveria.

1 – Legibilidade

Esse é o ponto mais importante em qualquer trabalho gráfico direcionado ao público. Quando se trata de uma marca que o cliente vai usar para apresentar sua empresa graficamente, devemos ter uma atenção especial na legibilidade.


É comum vermos logotipos onde não conseguimos identificar o que está escrito à primeira vista.

Exemplo:

Você precisa fazer um logotipo pra uma marca com o nome : “ILLUSTRATOR”. Aí você usa uma fonte onde a letra “i” maiúscula e a letra “L” minúscula sejam exatamente iguais, e usa o i maiúsculo. Se é algum nome inédito, o observador vai pensar: “Será que é Liiustrator, iiLustrator,  LiLustrator…?” E assim por diante.

Isso não deve acontecer, o observador deve conseguir ler o que está escrito sem esforço para entender.

2 – Objetividade

Ir direto ao ponto também é muito importante, afinal, temos apenas alguns segundos para chamar a atenção. Mas tome cuidado para não ser óbvio tentando ser objetivo.

Usar as cores ideais e uma tipografia adequada para o público-alvo da marca é a melhor forma de ir direto ao ponto.
As pessoas já têm uma ideia formada para muitas coisas, por exemplo:
Não adianta fazer um logo roxo e preto para um profissional da área de saúde, pois ninguém vai associar essas cores à saúde.
Da mesma forma que ninguém associa um azul turquesa ou verde pálido a uma barbearia.
O Rock Content tem um artigo bem completo explicando o efeito das cores no comportamento humano, é interessante conferir: Psicologia das Cores

3 – Aplicação

É extremamente importante que o logotipo possa ser aplicado com facilidade em qualquer material. E é por isso que eu reforço tanto a grandeza do monocromático e do espaçamento adequado entre um elemento e outro.

Reforçando ainda o primeiro tópico, garanta que a marca fique visível mesmo que o tamanho seja reduzido para 3cm, em uma única cor, em qualquer material e até de longe.

Logo da Chanel aplicado no produto. Foto: lubovlisitsa

4 – Simplicidade

Nada de efeitos, sombra, chanfro ou qualquer enfeite bonitinho da época do Orkut. Se possível, nem um simples degradê. Já reparou no quão simples são os logos mais reconhecidos pelas pessoas? No post Marcas que nunca mudaram o logotipo, mostramos alguns exemplos perfeitos de como a simplicidade é fundamental para uma marca de sucesso.

5 – Técnica

Aqui entramos em um assunto mais complexo que envolve alinhamento, curvas, pontos, retas, proporção, tipografia, kerning, tracking, teoria das cores e tudo mais.

Como são muitos detalhes, vamos deixar uma lista de posts que abordam os assuntos.

  1. Por que reduzir a quantidade de pontos do logotipo?
  2. O segredo da proporção áurea
  3. Tipografia
  4. Kerning e Tracking

6 – Criatividade

Criatividade nunca é um requisito básico na criação de um logotipo, mas é importante. Quem não quer criar aquele logotipo que viraliza de tão criativo?

Na prática é bem diferente, após semanas de pesquisa podemos chegar à conclusão de que a ideia criativa não vai vender o produto ou chamar a atenção do público-alvo, e temos que optar por algo mais básico.

Mas quando podemos mesclar o básico com o criativo, acertamos em cheio. Confira alguns logos incríveis que parecem simples:

FedEx
FedEx
Amazon
Amazon

Nos dois exemplos temos ideias básicas muito bem aplicadas. No logotipo da FedEx conseguimos enxergar uma seta entre as letras Ex. No logotipo da Amazon a seta é utilizada para ligar as letras A e Z.

Consigo criar o logotipo perfeito com essas 6 dicas?

Não existe logotipo perfeito, existe logotipo ideal, no final das contas, o logotipo ideal é aquele que agrada o cliente e o designer.

É claro que nem sempre você vai gostar do resultado ou exibir com orgulho no seu portfolio, muitas vezes você terá que adaptar sua ideia a alterações que o cliente solicitar ou até fazer alterações contra a sua vontade e metodologia, mas esse processo faz parte do seu crescimento profissional.

O sonho de todo designer é chegar em um ponto onde todos os clientes levem em consideração todas as suas ideias e sugestões, mas até lá, tem muito chão.


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Web Designer que nasceu no mesmo ano que o HTML, mas que abandonou o desenvolvimento web para criar logotipos e música.
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