Ainda reforçando sobre a importância de começar com o logotipo certo, trouxemos alguns exemplos de marcas que nunca mudaram ou que tiveram pequenas atualizações. Também temos exemplos de empresas que acertaram no logotipo logo no começo ou nos primeiros anos, conquistando o mercado já com a marca bem estruturada.
Good Year
O logotipo da Good Year tem todas as características de um logotipo vitalício: poucas cores, legível e memorável.
Um logotipo tão legível que dava pra ler até quando o famoso dirigível passava. A simplicidade do logo facilita a aplicação em qualquer material, possibilitando todos os tipos de publicidade. A disposição horizontal facilita, inclusive, a aplicação nas laterais dos pneus, o que é fundamental para a marca.
Apesar de permanecer com o logo que conhecemos por mais de 50 anos, a Good Year começou com um logo não tão perfeito e demorou 70 anos para parar de reformular a marca.
Houveram duas reformulações antes da definitiva, mas o importante é que a ideia permaneceu a mesma desde a criação da companhia.
Johnson & Johnson
Aqui está um excelente exemplo de posicionamento. A marca é conhecida, porém, não é tão legível quanto parece. O fato de conhecermos o nome ainda na infância facilita muito a leitura e faz da Johnson & Johnson uma marca tão forte.
Se a marca fosse desconhecida e eu visse esse logotipo em algum produto ou outdoor, provavelmente eu leria errado. Mas como conhecemos a marca, basta bater o olho e saber que está escrito Johnson & Johnson.
Chanel
O icônico logotipo entrelaçando duas letras C permanece firme e é uma das ideias mais copiadas até hoje.
Por mais que o símbolo seja bom e a marca já seja uma das maiores da indústria da moda, a Chanel usa apenas o nome como marca principal, deixando o famoso logo como opção secundária.
Com essa estratégia, a Chanel nos dá uma lição valiosa; até uma marca centenária precisa brigar pelo seu espaço e conquistar novas gerações.
Coca-Cola
A Coca-Cola já experimentou algumas mudanças na marca, mas tentou não abandonar o logotipo criado por Frank Robinson com a própria caligrafia em 1887.
Algumas adaptações foram feitas na tipografia buscando um alinhamento mais agradável, mas a ideia se mantém viva até hoje.
Apple
A famosa maçã da Apple está firme desde 1977. O logotipo sofreu algumas mudanças nas cores durante os anos, mas permaneceu o mesmo.
Porém no início de tudo, ainda como “Apple Computer Co.” em 1976, a empresa contou com um logotipo criado pelo terceiro sócio da empresa na época, Ronald Wayne que, ilustrava o momento em que uma maçã cairia na cabeça de Isaac Newton.
Se a Apple fosse uma vinícola, talvez teria sido um bom logo para o rótulo da garrafa.
Mas em menos de um ano, Steve Jobs enxergou que a marca não transmitia a mensagem que eles queriam passar e contratou um designer para criar a nova marca da empresa.
Já no segundo ano, antes do lançamento do Apple-2, Rob Janoff criou a maçã que foi uma peça importantíssima para dar à Apple a imagem que ela mantém até os dias de hoje.
Qual é o segredo do sucesso dessas marcas?
Simplicidade? Objetividade? Originalidade? Não tem como saber. Um logotipo perfeito não transforma uma empresa pequena em uma gigante do mercado. Talvez cada pessoa envolvida dando o seu melhor na sua função e tenha sido a chave para tanto sucesso.
O que podemos observar sem analisar fatos e histórias é que, todos os logotipos acima são simples e com poucas cores, sem enfeites ou qualquer tipo de efeito.
Aqui na Fariart, quando criamos nossos logotipos usamos esses fatores como regra. Nossa missão a cada novo projeto é criar um logotipo simples, legível e que passe a mensagem que o cliente quer.
Se você está precisando de logotipo, conheça nosso trabalho: fariart.com.br/portfolio/logotipos
E se você é designer e está procurando dicas para criar logotipos, confira o post: “6 dicas para criar o logotipo perfeito“