Redesigns estão na moda, grandes marcas surgem com uma nova versão do logotipo causando polêmica e dividindo opiniões. Hoje trouxemos algumas marcas de carros que acertaram no redesign.
Deixando o gosto pessoal de lado e vendo como estratégias de reposicionamento, listei abaixo as 6 marcas que souberam reformular o logo.
1 – Peugeot
A Peugeot apresentou este grande acerto, arriscando um novo posicionamento como marca de luxo. Um escudo que, imediatamente, nos lembra Lamborghini e uma tipografia semelhante à da Porsche.
Outra grande vantagem foi ter abandonado os efeitos no logotipo, as pessoas estão entendendo que já foi legal um dia, mas está ultrapassado.
O redesign também trouxe à tona o legado da marca sendo, praticamente, uma modernização do logo de 1960.
2 – Renault
Procurando simplificar a marca para uma melhor aplicação e uma entrada consciente no mercado de carros elétricos, a Renault também apresentou seu novo logotipo.
Também aderindo ao simples e reforçando o legado da marca, o novo logo se assemelha aos que a marca usou entre os anos 1972 e 2004.
3 – Rolls-Royce
A Rolls-Royce arriscou uma mudança para conquistar um público mais jovem. O grande desafio, nesse caso, é trazer um novo público sem desapontar o público atual da marca, e a Pentagram soube fazer isso mantendo praticamente as mesmas inicias do logo anterior.
Outra mudança interessante foi o uso da caixa alta no nome e na assinatura, mostrando a autoridade que a marca tem no mercado de carros luxuosos.
4 – Nissan
A Nissan manteve o mesmo logo com alterações básicas, também removendo qualquer efeito anterior, permitindo assim, o uso do monocromático.
Foi uma forma inteligente de modernizar mantendo os elementos anteriores. A fonte e o tracking atual também combina melhor com o público-alvo da marca.
5 – FIAT
A Fiat deixou de lado o círculo cheio de efeitos e passou a usar apenas o nome. Algumas vezes eu leio “FIRT” quando bato o olho nos logos da Fiat, mas ainda assim, eu prefiro a nova versão minimalista.
As quatro faixas, usadas anteriormente, também voltaram a ser usadas pela marca na identidade visual.
6 – KIA
Comparando o logo antigo com o atual, eu prefiro o antigo por questão da leitura e de já ser familiar, porém, para o mercado que a KIA quer explorar nos próximos anos, o novo logo combina muito mais.
A KIA arriscou bastante nessa mudança. O logotipo anterior era bastante legível, o de agora nem tanto. Apesar de desnecessário e não favorecer a leitura, o novo logo ainda se mantém funcional, podendo ser aplicado facilmente em qualquer material.
Essa jogada prova o quanto a marca é ousada e o quanto ela acredita ser forte na mente das pessoas.
Algumas mudanças aconteceram visando o mercado de carros elétricos, outras para conquistar um novo público. O ponto é que, com essas mudanças é possível provar que a tendência caminha cada vez mais para o simples e objetivo.
Os redesigns acima estão dentro das nossas 6 dicas para criar o logotipo perfeito. Se você curtiu o post, curte a @fariart no insta também.